Powered By Blogger

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Meia Noite em Paris: Review



Nome Original: Midnight in Paris
Gênero: Comédia / Fantasia
Direção: Woody Allen
Roteiro: Woody Allen
Atores: Owen Wilson, Rachel McAdams, Marion Cotillard, Kathy Bates, Adrien Brody, Carla Bruni, Michael Sheen

Depois de anos tentando fazer um bom filme em uma cidade diferente de New York, Woody Allen acertou em cheio ao mostrar a cidade de Paris atual e a da década de 20. Posso dizer seguramente que esse filme se encontra em primeiro lugar - ligeiramente à frente de "Tudo Pode dar Certo" - na minha lista de filmes do Woody Allen lançados nos últimos 10 anos.
Dessa vez o alter ego do diretor é Gil - muito bem retratado por Owen Wilson, que cada vez mais sobe no meu conceito - um bem sucedido escritor de seriados de Hollywood, que está se matando para escrever um romance à respeito de um homem que trabalha em uma loja de objetos nostálgicos. Gil viaja a Paris com sua noiva Inez, uma mimada garota da classe alta americana e seus conservadores (e é claro republicanos) pais. Logo no começo do filme percebemos a total incompatibilidade entre Gil e seus sogros. Enquanto o escritor é um democrata que cogita abandonar sua bem sucedida carreira como escritor de seriados e se mudar para Paris, uma cidade que considera mágica e romântica, essa ideia  nem passa pela cabeça de sua noiva e seus pais, republicanos que não compartilham a mesma visão sobre a cidade, odeiam os franceses e não vêem a hora de voltar a Malibu.
Após uma degustação de vinhos com Inez e um insuportável casal de amigos de sua noiva, Gil decide dar uma volta a pé pela cidade e acaba se perdendo. Ele decide sentar-se ao pé de uma escadaria e pouco tempo depois houve o badalar da meia noite. Nesse instante passa um antigo carro com jovens que o chamam para entrar, Gil segue para um bar e aos poucos se dá conta de que foi transportado para 1920. A partir desse momento a história fica cada vez melhor, principalmente pelo fato de encontrarmos figuras como Cole Porter, Pablo Picasso e Salvador Dalí.
O texto, muito bem escrito por Woody Allen, coloca esses figurões em posições muito engraçadas, e sem perceber acompanhamos Gil em sua jornada entre o mundo que considera ideal e o seu mundo real. Recheado com um humor inteligente, ótimas críticas à sociedade americana e um grande elenco indico a qualquer um que estiver disposto a sair um pouco da mesmice de filmes de ação ou comédias escrachadas.

5 comentários:

  1. Alguns filmes do Woody Allen me deixam deprê mas esse é ótimo. Um dos poucos filmes bons que passaram no cinema ultimamente. E olha que nem todos os cinemas passaram esse filme, pra você ver o nivel que estamos

    ResponderExcluir
  2. fiquei morrendo de vontade de ir pra paris. gostei de tudo, principalmnt do adrien brody e do owen wilson! mtooo engracado!!

    ResponderExcluir
  3. Adoreeei!! Amo a Rachel McAdams e ela foi o maximo nesse papel! Woody allen tambem é demais

    ResponderExcluir
  4. O duro é que mutas pessoas hoje não assistem filmes de qualidade como esse. Como você disse estamos presos a filmes de ação e comedias escraxadas. Espero que o "cinema inteligente" cresça mais e possamos ver mais e mais filmes assim!

    ResponderExcluir
  5. Ainda não vi, mas amo os filmes do Woody Allen!!!!! eu achei o máximo o tudo pode dar certo e se esse for melhor de fato eu vou comprar com certeezaa!!

    ResponderExcluir